terça-feira, 17 de setembro de 2013

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
SANTO ANTÔNIO - SANTA CRUZ DO SUL


PROJETO
CAIXA SURPRESA


Título: Caixa Surpresa

Dados de Identificação:
Escola: Escola Municipal de Educação Infantil Santo Antônio.
Endereço:  Avenida Dep. Euclides Kliemann, Nº 5337
Fone: 3719- 3104
Turma: Pré-Escola “B”  (5 anos à 6 anos).
Turno: Tarde
        Alunos: Alan, Alessandra, Alice, Amanda, Érick, Jair, João Paulo, João Vitor, Kayo, Raissa,Suelen, Thaís, Kéviny,
Professora: Silvani Schwinn
Ano: 2013

Justificativa:
  Este projeto tem o intuito principal valorizar a relação e integração entre pais e filhos através da reflexão e criação. Enfatizar que os  sentimentos são primordiais e a importância de falar para as pessoas sobre nosso carinho e nosso amor,  “O homem que amava caixas, por que assim ele encontrou um jeito simples de ficar perto de quem ela ama”..                                          
Os alunos demonstram no transcorrer do dia-a-dia que a melhor maneira de aprender é brincando dando asas à imaginação.                             
Para isso aconteça de forma construtiva não existe nada que agrade mais a eles do que o uso de literatura infantil e a surpresa.

Objetivos:
*Valorizar a relação entre pais e filhos;                                                                    
*Reconhecer formas, cores, texturas, tamanhos, pesos, materiais;                                                                  *Incentivar o amor familiar;                                                                                        
*Criar com sucata:                                                                                                      
 *Transformar sucatas em objetos pertinentes a sua realidade;                                                    
*Vivenciar a história logo após a leitura e em casa na interação com a família;                                               *Reconhecer algumas Histórias infantis e poemas relacionadas ao projeto;                                                   * Cuidar e valorizar os livros;
* Estimular o gosto pela leitura.
* Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;          
*Oportunizar a criatividade, imaginação, humor;                                                              
 *Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
*Permitir a livre expressão;
*Promover e estimular a linguagem oral;                                                              
*Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;                                      
*Relacionar os números com a quantidade;                                                                      
 *Estabelecer relações de diferenças e semelhanças;                                                                             *Comparar dimensões medindo caixas;                                                        
*Intervir, posicionar, avaliar e modificar história;
*Permitir a livre expressão;
* promover os cuidados com o meio ambiente;
Metodologia:
Inicialmente foi realizada uma roda de conversa onde surgiu a caixa surpresa no meio do círculo após muitas tentativas os alunos descobriram o que havia na caixa. Cada aluno teve a oportunidade expor sua idéia sobre o conteúdo da caixa e após foi exposto para a Turma sobre o projeto: Caixa Surpresa inicialmente foi  explicado que seriam realizadas muitas atividades e todas relacionadas à caixa e o que havia nela.
Realizou-se a leitura da história o Homem que amava Caixas de Stephen Michael king. Foi Discutido o livro com o grupo: indaguei se os alunos haviam notado a temática (a dificuldade de falar de amor do pai para com o filho). Destacar o tipo de amor que o pai tinha para com o filho, a importância de falar dos sentimentos… conversou-se sobre a história e sobre a história  e após ilustraram a parte que mais admiraram na história.                                             Foi explicado para a turma de que cada aluno levaria a caixa para casa contendo dois livros, um caderno para registro onde no início do mesmo constam todas as orientações para que pais e filhos cumpram a proposta adequadamente. Como esse projeto está iniciando na semana do dia dos pais e queremos incentivar o amor e interação entre pais e filhos,  solicito que o pai ou alguém da família leia o livro e uma história escolhida junto com o filho/a/  os dois discutirão sobre o que entenderam das histórias e sobre suas opiniões a cerca dele. O pai ou familiar registrará no caderno suas opiniões e conclusões e o que mais desejar sobre o projeto.
Também poderão ser criadas em família uma criação com caixas  ou desenho que será enviado para a E.M.E.I.  A criança irá compartilhar com os colegas nas próximas rodinhas como foi o momento da caixa surpresa em casa o que fizeram ou produziram e também poderão trazer dentro da caixa uma surpresa para a turma que será vivenciada em rodinha etc... Após serão realizadas as demais atividades programadas.
Atividades Desenvolvidas:

· Confecção de painel com desenhos das crianças da turma e produções referentes ao projeto:
· Solicitar que os alunos tragam caixas de casa para a E.M.E.I.
· Rodinhas de conversa sobre as caixas trazidas de casa;
· Conversação relacionada ás características das caixas;
· Matemática - trabalhar conceitos de leve, pesado, grande, pequeno, formas geométricas, pesos, medidas, comprimento e volume, estimativas das quantidades de caixas necessárias; cálculos mentais simples, comparações de diversas grandezas; exploração e identificação de propriedades geométricas: formas, tipos de contorno, faces planas, lados retos
· Com as embalagens trazidas de casa descobrir formas, tamanhos, texturas, cores, etc;
· Desenho, pintura, recorte, colagem relacionados ao tema trabalhado;
· Cantos com gestos e mímicas;
· Montar livremente com caixas de vários tamanhos;
· Propor uma atividade em que as crianças irão transformar as caixas em algo novo que pode ser uma boneca, um carrinho, um robô ou outra coisa que a imaginação mandar;
· Trabalhar letras da palavra caixa Surpresa;
· Criar maquete com produções dos alunos;
· Montar um homem ou mulher de caixas;
· Escolher um nome para ele ou ela;
· Vestir o mesmo ou mesma com roupas;
· Completar todas as partes do corpo;
· Brincadeiras dirigidas como: caminhar com caixas, entrar e sair dos módulos de caixas;
· Dramatização com o boneco/a/
· Leitura de Histórias: O mistério da Caixa vermelha, O Lino, Caixa surpresa e outros;
· Reproduzir brincadeiras descritas numa das páginas das histórias;
· Brincadeiras de faz de conta;
· Observar produções de colegas;
· Leitura do poema caixinha mágica.
·   Empilhar as caixas de diversos tamanhos;
· Viver a história no castelo de caixas.
· Ajudar a organizar o ambiente (interno/externo) ante e depois da atividade;
· Confeccionar caixinha de música e brincar com a mesma;
· Estimular os alunos a escrever bilhetes com mensagens de carinho para pessoas que ele ame;
· Construir uma caixa de presente com caixinha de leite, decorar para ficar bem bonita e colocar dentro o presente para o papai;

Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, e envolvimento com a caixa surpresa
Primeiro retorno da CAIXA SURPRESA

Alessandra trouxe pirulitos, dentro da CAIXA SURPRESA. 
Montagem de castelo com as caixas trazidas pelos os alunos



Rodinha para comentar a surpresa da colega ALICE

Ela trouxe potinhos enfeitados com uma borboleta e com balinha de goma

AMANDA:Casinha de boneca confeccionada com sua mãe

Na caixa surpresa da Amanda trouxe BIS para os colegas...

...um livro para a Profe Silvani ler para os colegas


Brincadeira com CAIXINHA DE MÚSICA: brincadeiras,jogos imitativos, letras números,danças...

João Paulo e João Vítor trouxeram bolacha recheada

Nenhum comentário:

Postar um comentário