terça-feira, 26 de abril de 2011

Projeto adote uma bailarina!!!



INTRODUÇÃO



Este projeto tem por finalidade oportunizar a prática do balé na EMEI Santo Antônio. Nossa escola está localizada em um bairro muito carente e com poucas opções de lazer e recreação.
Estamos sempre em busca de atividades e projetos que proporcionem vivências significativas e que contemplem a criatividade e a sociabilidade.
Pretendemos proporcionar uma melhor qualidade de ensino às crianças e contamos com parcerias para concretizar o projeto do balé em nossa escola.


JUSTIFICATIVA


A grande maioria dos pais das crianças da nossa realidade escolar trabalha na safra de fumo, ficando o restante do ano em trabalhos temporários ou alternativos para sustentar a família, com uma renda de 01(um) salário mínimo.
Como existe uma preocupação que os pais não terão condição financeira de pagar as mensalidades e adquirir a roupa de balé, estamos buscando um “padrinho” para cada bailarina.
A escolha do balé justifica-se pela sua diversidade de movimentos e musicalidade e por contribuir para o desenvolvimento psicomotor da criança. Além de ser um mecanismo valioso na construção da auto-estima e confiança das alunas; pois faremos apresentações em eventos e atividades escolares.


DESENVOLVIMENTO


No bairro Santo Antônio do Sul (Progresso, conforme junção de bairros)a comunidade conta com as atividades e projetos sociais realizados pela escola Guilherme Hildebrand e por nossa EMEI Santo Antônio.
A nossa escola já desenvolve muitos projetos como:
OFICINA DE ARTES: com o artista plástico Alceo Costa
APRENDENDO.COM: aulas de informática na EMEF Guilherme Hildebrand
FEIRA DA ECONOMIA: brechó comunitário
FEIRA DO ARTESANATO: venda de peças confeccionadas pelas funcionárias e pais da EMEI Santo Antônio.
HORTA e PLANTAS MEDICINAS:cuidado e estudo de plantas da nossa horta.
MEU AMIGO LIVRO: atividades em bibliotecas do município e estudo da literatura.
NOITE DO PIJAMA: atividades educativas e pernoite na escola
PROJETO DOS ANIMAIS: Saída de campo para o estudo dos animais(Gruta dos índios e zoológico de Sapucaia do Sul)
FESTAS PARA A COMUNIDADE( dia das mães,dia dos pais, dia da criança, festa junina, arraial Santa Cruz,dia do gaúcho,rei e rainha da primavera...)
No início desse 2011 surgiu a possibilidade de incluirmos a atividade do balé em nossa escola, pois a professora Andiara realiza este trabalho em outras escolas, e seu trabalho fora bem recomendado.
Na escola o balé é uma modalidade da dança adotada na educação infantil para as meninas visando um enriquecimento de possibilidades motoras para alcançar um desenvolvimento integral. A dança é repassada com atividades que transmitam sensação de alegria através dos movimentos, promovendo uma livre expressão corporal e um espírito socializador.
São utilizados passos de balé clássico, mas a ênfase maior se dá a partir do conhecimento das diversas possibilidades corporais diante de desafios enfrentados pelas crianças no decorrer das aulas. O centro das atividades é a criança, seu interesse e sua expressão corporal são relevantes à aquisição de novas habilidades motoras pertinentes ao seu nível de desenvolvimento.
CONCLUSÃO


Este projeto contribuirá muito para a construção do conhecimento das nossas crianças. À medida que forem conhecendo os movimentos e as coreografias , elas vão conseguir muito mais que dançar balé, vão aprender a sonhar mais e vigiar pelo mundo da dança e da musicalidade.
As crianças que freqüentam a nossa escola não podem ser excluídas do universo escolar, acreditamos que através de estímulos, terão maior capacidade de construção do conhecimento, pois na escola a criança passa a conhecer que existe uma infinidade de mundos além de sua casa e aprende fazendo relação com as diferenças dos mesmos.
Ao ingressar na Educação Infantil a criança aprende brincando, pois passa a compartilhar espaços sociais onde as suas experiências com a vida adquirem aspectos múltiplos, pois muitos desejos das crianças são conjugados e se inter-relacionam objetivamente e subjetivamente formando um todo estimulante e criador.
Com esta finalidade desejamos oferecer, as crianças de nossa comunidade a oportunidade de construírem juntas sua identidade e autonomia, influenciadas por um ambiente transformador de sua realidade possibilitando ao cidadão condições favoráveis ao seu crescimento pessoal, intelectual e profissional, resgatando a sua dignidade para ser feliz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário